Plantas de Emergência e Sinalética
Implementação de Plantas de Emergência e Sinalética em Entidades.
Pedido deOrçamento
De modo a evitar o risco agravado de pânico e melhorar o sentido de orientação em situações de emergência, todas as entidades são obrigadas, por lei, a implementar Plantas de Emergência e Sinalética, no âmbito das medidas de autoproteção, com instruções estandardizadas de fácil interpretação para todos os ocupantes num edifício.
Em Portugal, a implementação de Plantas de Emergência e Sinalética deverá ser realizada de acordo com a norma NP 4386, sendo que as mesmas deverão ser afixadas junto aos principais acessos de um piso, nos locais de risco e nas zonas de refúgio, em posições estratégicas.
Características das Plantas de Emergência e Sinalética
Respeitando a Norma ISO 7010, as Plantas de Emergência deverão apresentar:
-
Um código de cores uniformizado e simbologia devidamente legendada.
-
As instruções de segurança e a indicação dos caminhos de evacuação disponíveis, de modo a que os ocupantes possam abandonar o local em caso de emergência.
-
A posição do observador, para que possa orientar-se no interior do edifício.
-
A localização dos equipamentos de segurança e proteção contra incêndios, nomeadamente extintores e botões de alarme.
-
A indicação dos contactos de emergência.
Para além disso, as Plantas de Emergência e Sinalética deverão ser atualizadas sempre que se realizem modificações num edifício, tendo que ser disponibilizadas cópias das mesmas a entidades de proteção civil competentes na área em questão.
Necessita de Plantas de Emergência e Sinalética na sua Empresa?
Como especialista na elaboração e implementação de medidas de autoproteção e segurança contra incêndios, a Extingarve elabora Plantas de Emergência adequadas para o seu edifício, bem como a instalação da respetiva sinalética de segurança, aperfeiçoando e testando os procedimentos inerentes, através da sensibilização e realização de simulacros. Deste modo, é possível garantir que o edifício reúna todas as condições de segurança, contribuindo para uma rápida evacuação dos seus ocupantes em situações de emergência.